Liderança Plena e Consciente.

September 5, 2019

Durante nossa vida passamos por diferentes momentos e etapas, os quais podem alterar nossa rotina.

 

Vivenciamos fatos que muitas vezes alteram nosso humor e nossa disposição.

 

Em alguns momentos podemos inclusive perceber algum tipo de alteração no nosso nível de consciência, e, por mais desafiador que seja o entorno e as sensações internas, devemos de duplicar nossos esforços para manter o equilíbrio, pois é preciso trabalhar, liderar e administrar nossas obrigações da melhor forma possível.

 

Quando falamos de Atenção plena, mais conhecida como Mindfulness, precisamos entender que a alteração de consciência afeta diretamente a forma como vemos e analisamos nosso entorno, bem como, as conclusões que chegamos e a forma como interagimos com o meio.

 

Por consequência da alteração de nossa consciência e de todas essas variáveis é possível que os resultados desejados não cheguem com facilidade. Diante disto, devemos definir nosso foco e duplicar nossa atenção no momento presente, para manter nossa performance tal como precisamos.

 

Para poder entender o impacto de tudo isso em nossa rotina, compartilho um exemplo comum.:

 

Maria, assim como faz todos os dias, hoje se levantou às 5:45h e preparou seu café da manhã, antes de sair para um longo dia trabalho. Durante o trajeto à empresa quase gerou um acidente no trânsito ao tentar ler uma mensagem de texto que recebeu de seu chefe, o qual lembrou-a que nesse dia eles teriam uma reunião de análise de resultados. Ao chegar ao escritório percebeu que dois dos seus quatro colaboradores estavam ausentes, fato que disparou uma série de tarefas extras para que ela resolvesse nesse mesmo dia. Optou por fazer um rápido almoço, afim de responder à todas as demandas de seu departamento. Em seguida, ela se dirigiu à tão esperada reunião com seu chefe. Ali sentada, lamentavelmente não recebeu uma boa notícia, pois como o projeto da sua equipe estava atrasado, necessitariam redobrar os esforços para finalizá-lo a tempo.

 

Finalmente, chegou a tão esperada hora de ir a casa e com ela o fim do dia laboral.  Ao chegar a casa, Maria deparou-se com a seguinte situação, percebeu que suas tarefas e obrigações ainda não haviam terminado e que necessitava tomar algumas decisões referente a seu filho e seu marido.

 

Com base no relato do dia de Maria proponho que que cada um de vocês reflita sobre as seguintes questões:

 

- Maria estava em condições de tomar decisões importantes depois de uma carga tão grande de stress?
- Ela poderia ter tomado alguma atitude para minimizar o impacto do vivido? 
- Uma simples mudança de atitude por parte dela, poderia trazer benefícios em seu entorno?

 

A Atenção plena, seja na liderança ou na vida cotidiana, pode auxiliar a diminuir o stress, a ansiedade e os conflitos. Aumenta a capacidade de equilíbrio emocional, amplia a consciência e facilita a tomada de decisões. Portanto, também melhora a convivência e gera ambientes mais saudáveis.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Entradas destacadas

Liderança Plena e Consciente.

September 5, 2019

1/1
Please reload

Entradas recientes

November 1, 2017

September 20, 2017

Please reload

Archivo
Please reload

Buscar por tags
Please reload

Síguenos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square